domingo, 26 de agosto de 2007

Bloco Vs. Verde Eufémia

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Bom este assunto já há algum tempo me suscita alguns pensamentos:

- A ligação feita pelo ministro da agricultura ao acto do colectivo Verde Eufémia, é completamente descabida e só revela o pavor que forças políticas como PS têm do poder de mobilização que sonham que o Bloco tem ou pode vir ter. O facto de haver pessoas que possam remotamente ser aderentes ou ter algum tipo de ligação com o Bloco não significa nunca que o Bloco possa estar a organizar/impulsionar ou dar apoio logístico a esta acção.
- O facto de o Bloco através da pessoa do Miguel Portas se ter pronunciado contra a questão dos alimentos transgénicos também não significa todos os pressupostos que eu referi acima.
- Outra coisa, foi destruido um hectare de terreno em 50 hectares do terreno, há com certeza muita especulação, empolação e aproveitamento político em torno da destruição do sustento do agricultor e em torno da destruição da plantação que foi feita, um hectare no meio de 50 não é concerteza o mesmo que destruir um hectare numa plantação de 3 hectares.
- Supostamente o Algarve não foi declarado como zona livre de explorações/plantações de transgénicos? que faz esta plantação de muitos hectares com o apoio do estado?
- A posição do Bloco sobre esta questão nunca pôs em questão todos os direitos nem o respeito que o agricultor deve merecer.
- Na minha opinião esta contra informação e este atribuir de culpas serve ao colectivo Verde Eufémia que se viu com uma projecção que nunca, nem nas suas mais remotas hipóteses julgou vir a ter, serve para se continuarem (verde Eufémia) a organizar outro tipos de eventos deste género de acção directa, serve para suscitar a curiosidade das pessoas relativamente a esta questão, serve também ao bloco que assim é visto com um partido/movimento de pessoas que tomam consequências pelas c
ausas que acreditam.

6 comentários:

Anónimo disse...

Vocês lá no acampamento dos jovens do bloco foram aos workshops de "técnicas de desobediência civil"? (só rir)

O Bloco não precisa de ter "ligações oficiais" aos grupos de anarcas imbecilóides, nem de apoiar oficialmente este ou aquele (e sabem que não o podem fazer, agora que estão a emparelhar com um partido do "regime"). Estes grupelhos que se acham detentores da verdade (que tem que ser imposta ao resto dos ignorantes) fazem parte da cultura política do Bloco, como se vê pelo referida temática do workshop.

Também gosto desta ideia: "um hectare no meio de 50 não é concerteza o mesmo que destruir um hectare numa plantação de 3 hectares". Destruir um bocadinho de propriedade alheia resultante do trabalho de outrém não faz mal nenhum. É só um poucochinho.

Pequenos Nadas disse...

Quer tu queiras quer não, o BLOCO não esteve envolvido nesta Acção, por mais ligações promiscuas que tu e todo o tipo de cronistas e comentadores políticos querem fazer parecer e isto sim é uma verdade incontornável. E queres saber de uma coisa ao contrario do que julgas o bloco só ganha com esta suspeita de ligação por tudo o que já escrevi no post.
Não impomos nada a ninguém é assim tão inconcebível para ti que as pessoas lutem pelas causa que acreditam? Só é permeável quem já tem duvidas e questiona o que se passa á sua volta.
- sim vais me dizer que é a mesma coisa eu ser assaltada em 100 euros ou roubar 100 euros ao Belmiro de Azevedo?
Que sabes tu da cultura do bloco? és aderente? já frequentaste alguma actividade organizada pelo bloco?, então acho melhor não falares do que não sabes pq pensamentos inconsequentes que mais não têm como intenção lançar a confusão em vez da informação correcta das pessoas estamos nós cheios, somos mesmo muito mais exigentes do que isso. Faz críticas sim, consequentes, fundadas e sem depreciação por ideias que não são iguais às tuas, assim terei todo o gosto em discuti-las.

Pequenos Nadas disse...

anónimo, é fácil assim mandar bocas, sem sequer assumir uma identidade...

Anónimo disse...

"Não impomos nada a ninguém é assim tão inconcebível para ti que as pessoas lutem pelas causa que acreditam?"

Espera... o Bloco não está por detrás das acções, mas tu és rápida a saltar em defesa dos salteadores fundamentalistas. O Gualter é do Bloco. Há identificação. E há workshops de desobediência civil! (diz lá, foste?)

Eu não tenho problemas com o facto de as pessoas lutarem por aquilo em que acreditam, tenho problemas com um bando de piolhosos se julgam no direito de entrar pela propriedade d'outrém a dentro e ainda ter o descaramento de vir vomitar disparates para a televisão ("o agricultor não está bem informado"). É assim que começam todos os totalitarismos.

"- sim vais me dizer que é a mesma coisa eu ser assaltada em 100 euros ou roubar 100 euros ao Belmiro de Azevedo?"

Eis como se justifica um atropelo da lei e das liberdades. Não é surpresa. É a esquerda radical no seu estado puro.

Quanto ao meu anonimato, é igual ao litro. Eu não te conheço, tu não me conheces, não nos vamos nunca conhecer. What's the point?

Pequenos Nadas disse...

Entendeste-me mal, eu nunca defendi no meu comentário ao teu este grupo auto intitulado Verde Eufémia, referia-me ao bloco da qual faço parte. Não queremos impor verdade nenhuma a ninguém, apenas lutamos pelas causas que acreditamos.
Sim o Gualter é do Bloco Bloco e? O Gualter é do Bloco como eu sou Bloco e depois? o que é que isso quer dizer? daí a utilizar meios humanos e logísticos patrocinados/impulsionados/organizados pelo bloco vai uma grande distância não te parece? Se quiseres por email posso-te explicar na minha óptica o funcionamento do bloco e das suas estruturas que tu pelos vistos tens um grande desconhecimento.
Sim há, já houve workshops de desobediência civil e o que é que isso prova? Assim como existem debates sobre direitos LGBT, alterações climáticas, liberalização e politica das drogas, grafittis, etc... e então, mais uma vez o que é isso prova?
Tens razão é a esquerda radical no seu estado puro, a esquerda que vai à raiz dos problemas para os resolver.

sapatilha rota disse...

Olá anónim@,

Antes demais importa dizer que não houve nenhum workshop com esse nome no último acampamento de jovens do BE. Basta fazeres uma pesquisa na Internet e ficarás a par do programa para esse fim-de-semana. Já existiram workshops sobre o assunto em acampamentos passados mas, tal como a pequenos nadas, pergunto-te o que é que isso prova.

O Gualter Baptista não é, tanto quanto sei, aderente do Bloco de Esquerda. Não digo se é ou não simpatizante, não o sei. O que sei é que nenhum partido político tem de responder por aquilo que os seus aderentes (e muito menos simpatizantes) fazem no dia-a-dia. Se estiveres ligado a algum partido político facilmente perceberás que esse partido não pode responder pelas acções praticadas por um aderente mesmo que estejam de alguma forma ligadas a políticas defendidas pelo partido (e no caso do Bloco de Esquerda, os transgénicos). Por mais que queiras acreditar que o Bloco de Esquerda incentivou e este por detrás da acção de Silves, tal não aconteceu. Nem o assunto foi falado no acampamento de jovens.