quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Lixeira / Dumped

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Um canal Inglês, o Chanel 4, está a organizar um novo tipo de reality show, 11 voluntários (que não têm conhecimento do destino final que os espera) vão ser colocados numa lixeira a sul de Londres para tentarem sobreviver 3 semanas com o que conseguirem recolher do lixo. Este programa apresenta toda uma temática ecologista e é suposto fazer pensar nas questões ecologistas.
Tento formar uma opinião mas tenho várias questões que me fazem pensar:
-qual o objectivo? alertar para o consumismo excessivo e desenfreado da nossa sociedade? Já sabemos que existe, será que o programa despertará consciências? Não me parece. Não me parece que a partir daqui o consumo generalizado diminua.
- Provar que as pessoas podem sobreviver apenas com o que apanham do lixo? isso já sabemos existe um movimento politico cujo nome em inglês (não sei se existe um nome em português) das pessoas que o integram são os freegans que adoptam estratégias alternativas de vida com pouca participação no actual sistema económico convencional e no consumismo desenfreado. Sobrevivem com o que encontram nas lixeiras e adoptam as lixeiras como fonte principal de sustento.
- explorar a miséria e os limites humanos? Gozar com quem realmente passa necessidade e precisa para sobreviver de adoptar este tipo de estratégias? Parece-me o argumento de maior peso, atiram-nos areia para os olhos com todo um rol de argumentos ecológicos, quando a mim me parece que o que interessa aqui é a exploração da miséria humana.Entretenimento televisivo sobre um assunto realmente sério.
- Os concorrentes não sabem o que vão enfrentar, o que lhes é dito é que irão enfrentar um desafio ecológico e muitos deles afirmam que estão á espera de ir parar a uma Amazónia ou outra floresta tropical. Querem ser os novos heróis ecologistas , os despertadores de consciência, capazes de atingirem grandes feitos mas no entanto tudo o que possuiem é uma grande sede de notoriedade e protagonismo.

E tu qual é a tua opinião?


3 comentários:

sapatilha rota disse...

Não me parece que venha a existir uma mudança de mentalidades através de um reality show. Esta é apenas mais uma maneira de lucrar com pessoas que se permitem passar por estas situações, duvido que o público comum esteja a pensar em ecologia ou em consumismo.

abacrombie disse...

hum algo entre o quase "gozar" coma pobreza de alguns ( que ate sao muitos ) e o desejo sempre presente de protagonismo.
enfim gente um pouco parva demais na minha humilde opiniao

Pequenos Nadas disse...

sim a minha opinião também é essa o publico fica todo contente porque afinal a televisão e o programa que vêem ficam ambos com uma capa de protectores do meio ambiente e de ecologistas quando na realidade estam preocupados com as audiências e estão a fazer rios de dinheiro. E vale sempre tudo!