domingo, 29 de julho de 2007

p. 16

paisagens / macia e oblíqua pétala de rosa. sabes bem que gastaria anos e anos aperfeiçoando essa gota de orvalho que te define o lábio. corpo-borboleta-crepuscular em desejos coloridos na areia. asas ligeiras de precioso metal, como a dos meninos virgens que ainda não aprenderam a voar. águas envolvem-te para sempre, Tangerina. os desejos perderam-se nas maresias que já não evocam, nem o pouco vento que me acorda e alisa te desperta no pensamento. o mar levou-te, comeu-te. uma nuvem de corvos pousa no dia a morrer. foi simples vivermos assim, entre duas mantas num humilde abrigo de caniços e junco. sem mobília, sem tapetes, sem televisões, sem família, sem… a humidade entrava, noite após noite, nos corpos que tentavam ignorar-se, se recusavam, para mais violentamente se possuírem.

quinta-feira, 26 de julho de 2007


Spiderpig, spiderpig...


(é impressionante como nos dias de hoje ainda há "tradutores" que traduzem "I am so angry!" por "Tenho tanta fome!")

terça-feira, 10 de julho de 2007

Tenho saudades de comer cogumelos e feijão a todas as refeições durante uma semana, de me esquecer do que é ter os pés secos, de ficar cinco horas na tenda à espera que pare de chover e tentar perceber quanto mais é que a bexiga vai aguentar, de ir a correr para a tenda para ver se ela ainda lá está, de comer tripas com chocolate e mentol, de tomar banhos de água gelada, de ficar quarenta minutos com pratos sujos na mão porque faltou a água, de rezar para que aquele líquido que vem da casa de banho, que inundou todo o caminho e que é impossível não pisar seja água, de ter mais uma pulseira no pulso, de beber cerveja quente, saudades de "FUÔDA-SE!", de ver centenas de raparigas iguais, de andar por todo o lado com um rolo de papel higiénico na bolsa, de achar que uma casa de banho que tresanda a urina e está toda suja "até está em condições", de desejar ter galochas, de fazer de tudo para não cair na lama, de tentar não escorregar ao passar a ponte...

Tenho vontade de andar à chuva em biquíni, de ouvir Jazz na relva, de dançar ao som de Cansei de Ser Sexy e de perder a cabeça com Gogol Bordello!

Eu que até já pensei em vender o meu bilhete hoje acordei nostálgica e impaciente para a edição deste ano. Tenho saudades de Paredes de Coura!

Se há coisa boa em a Fátima Campos Ferreira continuar no Prós e Contras e no debate de ontem à noite com todos os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Lisboa na RTP1 é que qualquer estudante de jornalismo aprende a como não moderar um debate.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

O António Lobo Antunes na sua crónica da Visão de ontem usou uma expressão que define perfeitamente o meu estado de espírito no momento: tenho o coração num pingo.

domingo, 1 de julho de 2007

Oeiras Alive!07

O sonho que tinha desde o ano 2000 quando ouvi uma música de uns irmãos chamados Jack e Meg White realizou-se no passado dia 9 de Junho. A pequenos nadas fez-me uma surpresa e comprou dois bilhetes para o concerto quando eu já pensava que não ia poder ir.

Depois de uma espera de várias horas assim que as portas abriram corri o mais que pude e garanti o meu lugar na primeira fila, muito perto do Jack.

O coração não parou de bater assim que vi os roadies a entrarem em palco. Um grupo de homens e uma mulher vestidos de preto com apenas uma peça de roupa vermelha transportaram os instrumentos para o palco e deu para ver com atenção a nova bateria da Meg, lindíssima!

Entraram em palco de repente, ainda o CD de John Lee Hooker escolhido pelo Jack estava a tocar e a bela Dead Leaves and the Dirty Ground serviu como entrada. Depois da Black Math pudemos ouvir o novo single, Icky Thump. Ao ouvir as gravações deste concerto, e ao compará-lo com filmagens de outros concertos e programas de televisão a minha opinião divide-se sobre se funciona tão bem ao vivo como poderia mas é sem dúvida a grower. A Effect and Causa foi outra das quatro canções do Icky Thump que pudemos ouvir.

A pequenos nadas conseguiu filmá-los durante a Jolene mas a nossa nabice com a máquina fotográfica foi tal que a mexemos da vertical para a horizontal e da horizontal para a vertical em algumas partes. O péssimo som deve-se às colunas de som gigantescas que nos tiraram a audição durante o concerto dos Triângulo de Amor Bizarro, a cabeça é do segorila à nossa frente e o cotovelo é meu. É um vídeo de má qualidade mas uma boa recordação :)

As restantes músicas foram, salvo erro, a Hotel Yorba, I'm Slowly Turning Into You, Death Letter, Fell In Love With a Girl, Little Cream Soda, When I Hear My Name, We're Going To Be Friends e Ball And Biscuit. O encore teve a Blue Orchid, My Doorbell, I Just Don't Know What To Do With Myself e Seven Nation Army.

O jeito da Meg a tocar bateria está muito melhor e continua tão sexy como sempre. Embora tenha um papel mais apagado em palco foi possível ver a cumplicidade e troca de olhares entre os dois. O Jack fez um trabalho incrível, tem uma voz e versatilidade impressionantes. Estava particularmente comunicativo mas o público, na esmagadora da maioria composto por pessoas que conheciam apenas o Seven Nation Army, não reagiu como esperava.
O concerto teve apenas uma hora e quinze minutos, é praticamente um pecado forçarem uma banda com seis álbuns a tocar tão pouco tempo :F

Pude comprar uma t-shirt desta nova digressão e outra mais antiga. Infelizmente os crachás e posters que venderam noutros concertos na Europa não estiveram à venda em Portugal.

Agora é fazer figas e esperar pelo próximo!

Socialismo 2007



No fim de semana de 1 e 2 de Setembro, o Bloco organiza a iniciativa SOCIALISMO 2007, um Fórum de ideias que irá incluir debates e workshops sobre política, ciências, artes, etc. Um espaço de reflexão e convívio para o qual todas e todos estão convidados.
Com várias sessões a decorrer em simultâneo, ao todo são mais de 30 debates e oficinas com temas relacionados com América Latina, Ambiente, Cinema, Dança, Economia Política, Estados Unidos, Europa, Médio Oriente, Música, Religiões, Trabalho e Classes Sociais.

A iniciativa Socialismo 2007 decorrerá nos dias 31 de Agosto, 1 e 2 de Setembro, em Lisboa, no IPJ - Parque das Nações - Entrada Livre


Para apresentar estes temas, teremos gente de várias origens políticas, áreas científicas e experiências de activismo: Ana Drago, Andrea Peniche, António Borges Coelho, Cláudio Torres, Daniel Oliveira, Elísio Estanque, Fernando Oliveira Baptista, Fernando Rosas, Filipe Calvão, Isidro Jiménez, José Maria Castro Caldas, José Neves, Luís Fernandes, Manuela Tavares, Margarida Silva, Mário Murteira, Marta Lança, Miguel Portas, Miguel Vale de Almeida, Mónica Fréchaut, Oskar LaFontaine, Paulo Areosa Feio, Pedro Rodrigues, Renato Soeiro, Rita Calvário, Rogério Roque-Amaro, Sérgio Vitorino, Tom Kucharz e Vincent Ruesch, entre muitos outros.

Serão organizados transportes para o SOCIALISMO 2007 a partir das principais cidades do país.

O alojamento será assegurado através de pousadas, residências e ginásios perto do local de realização do evento.

Para mais informações sobre programação, oradores, transportes e alojamento, contacta-nos através de socialismo2007@esquerda.net

Cartaz em pdf

Ai, se os nervos matassem...
Nunca mais é sexta-feira. Acho que nunca estive tão ansiosa como estou neste momento.