terça-feira, 6 de março de 2007

Feira dos Estereótipos

Photobucket - Video and Image Hosting

Fiquei a saber através dos vários cartazes espalhados pelo metro que se vai organizar uma chamada feira da mulher, muito apropósito do dia internacional da mulher. Chamado Feelwoman( na fil) pretende dar a conhecer o suposto mundo feminino. Fui ao site e veriquei a temática dos stands em exposição e vão existir nada mais nada menos que: uma zona de cuidados relativa a massagens unhas e cabelos, uma outra relativa à maternidade (da criança á mãe), uma de prazer sobre sexo viagens e livros, uma zona de casa e cozinha relativa ao cuidado e decoração duma casa com particular relevo para a cozinha. Nada melhor do que comemorar o dia internacional da mulher com a perpetuação de estereótipos sobre as mulheres e sobre o que é ser mulher e sobre a suposta cultura feminina e o mundo feminino. Segundo esta exposição uma mulher arranja-se maquilha-se é capaz dos maiores sacrícios para obedecer aos padrões de beleza establecidos e a sua existência e objectivo esgota-se na maternidade e na família. Esta mulher tem como obrigação a decoração da casa e a dedicação á cozinha, é autorizada a momentos de prazer como o sexo algumas viagens e literaturas. Nada de novo e nada de inovador, o caso clássico do estereótipo da mulher e do que é ser feminina, choca-me a aura de vanguardismo e idependentismo encapotado com o mais alto patrocínio do estado e do governo. O que é ser mulher? O que é ser feminina? O que é o mundo feminino? São questões que nunca terão resposta e que variam de mulher para mulher. Cada individuo e cada mulher é um mundo diferente à qual a sociedade quer à força controlar e esse controlo é normalização destes conceitos.

6 comentários:

Mistinguette disse...

não querendo fazer de advogada do diabo, feiras desse género seguem um esteoreótipo porque as várias temáticas de que falas atinguem um número elevado de mulheres. A população feminina é transversão na sua caracterização.. muitas são mães, outras muitas gostam de corresponder a determinados padrões de beleza, etc, etc.. Não vejo nada de errado nisso, acho é que existem outras coisas que também nos interessam. E por falar em sexismo, não pude deixar de reparar que o anúncio da tele2 direccionado para moços falam em downloads, e o anúncio direcionado para moças falam em compras on-line. Porque nós temos a cabecinha oca e só pensamos em comprar verniz na net. pf...

Pequenos Nadas disse...

O que eu acho é que há muitas mulheres que nunca se questionam e preferem seguir com a maioria e adoptar esses padrões de beleza que a sociedade impõe. Nenhuma mulher gosta de fazer a depilação e no entanto quase todas o fazem, porquê? não gostam de corresponder a esse padrão de beleza é o unico que têm e aquele qpara aqual são impelidas a seguir. Do mesmo Modo que a sociedade parte sempre do principio que somos todos heterossexuais e impõe uma orientação sexual. Para mim é errado, assumir que todos somos iguais e que possuimos as mesmas características, é uma forma de controlo por parte da sociedade. Bem como o anuncio da cerveja tagus que diz que a cerveja é coisa de meninas! Frágeis e fraquinhascomo as mulheres....

S.M. disse...

E há que realizar muitos deste eventos, onde os paizinhos possam levar as suas meninas para elas verem como as mamãs e as amigas se divertem... não vão ter ideias diferentes e interessarem-se por "actividades menos femininas".
Abram bem os olhos e reparem no cuidado que este governo está a ter com reforço dos esteriótipos femininos... não é por acaso e não existem coincidências: é q o papel das mulheres é em casa, a parir, a tratar dos filhos e a libertar o mundo do trabalho para os homen, os senhores da casa e da vida delas... Não abram os olhos, não!
:(

Mistinguette disse...

E outras poderão questionar-se e seguir esses padrões na mesma, porque é disso que gostam... Reforço esta ideia porque parece-me por vezes que em determinados meios passamos para um estereotipo oposto. Nada de depilação, maquilhagem, porque isso significa pactuar com a sociedade sexista que nos rodeia.

Eu compreendo que uma pessoa com quem me cruze na rua parta de certos pressupostos. Terá a ver com a realidade que experienciou; penso é que o facto de se cruzar comigo a faça ver mais uma realidade.

Feiras deste género têm a obrigação de ver mais longe porque se comprometem a reunir interesses femininos, que são mais do que baton e roupa.

Pequenos Nadas disse...

Se a sociedade só aceitar "esssa forma de ser feminina ou de ser mulher" e a impor às mulheres, claro que existiram mulheres que gostarão de ser assim para serem aceites pelas pessoas á sua volta e não de serem excluidas, pq convenientemente tb nunca foram dadas ferramnetas que as permitam questionar o mundo e as pessoas á sua volta e descobrir outras formas de ser.É a história das caixinhas.
Discordo em muitas coisas do que dizes, existem de facto mulheres que não gostam de se depilar pq é doloroso e porque ter pelos é natural e mulheres que não acham que se tem de maquilhar porque simplesmente não gostam e não sentem necessidade porque é que consideras que elas pactuam com a sociedade sexista? Diz-me mulheres que se depilem sem sofrimento e que o gostem de fazer. Mas mal comparado permite-me que te provoque dizendo achas que a homossexualidade compactua com o regime hegemónico heterossexual imposto, por oposição?
Não acho que essas feiras tenham essa responsabilidade de que falas, servem apenas para colocar palas nos olhos e formatar as pessoas.

Mistinguette disse...

não percebi a tua provocação, por isso não consigo responder... Não percebi textualmente o que querias dizer. Podes reformular? Ou então podemos falar desse assunto quando estivermos juntas :) para trocar opiniões (certamente divergentes, mas estou sempre aberta a novos olhares)