sexta-feira, 30 de março de 2007

Portugal aos portugueses?



Com a vitória de Salazar no concurso "Os grandes portugueses" da RTP1 muito se tem falado da extrema direita em Portugal, como se o movimento tivesse ganho força na altura em que o canal do estado (aquele que faz "serviço público") tentou tirar o ditador da lista de "concorrentes".

Para aqueles que desdramatizam a situação pergunto-lhes por onde têm andado nos últimos anos. Será que desconhecem as recrutas que fazem em escolas do terceiro ciclo e ensino secundário? Não saberão que a extrema direita em Portugal tem vindo a crescer ao longo dos anos? Claro que não é com o resultado do concurso que as coisas irão atingir outro patamar mas a extrema direita portuguesa só ganha com os últimos acontecimentos, não só com esse concurso mas com a atenção que se está a dar às eleições para a associação de estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e com o cartaz xenofobo com a carinha laroca do José Pinto Coelho do Partido Nacional Renovador em pleno Marquês de Pombal. É importante que estas situações sejam divulgadas, que os portugueses conhecam o perigo que são estes senhores e os seus "ideais" mas no fim do dia, num País sem memória, ignorante e descontente, são eles que ficam a ganhar.

Os portugueses são ignorantes, conservadores, preconceituosos, hipócritas e adoram ter alguém com um pulso (demasiado) forte a tomar conta deles. Portugal aos portugueses? Chiça, isso é um perigo!!!

Let's make love and listen to... CSS!

(olhar para a camera não é nada cool)



Os Cansei de Ser Sexy são a primeira banda confirmada para o Festival Paredes de Coura de 2007. O anúncio do cartaz começa tarde mas bem! A peregrinação até terras minhotas será a 15, 16 e 17 de Agosto.





Vamos? Vamos? Vamos?

terça-feira, 27 de março de 2007

DEBATE

Faculdade de Letras
5ªFeira, dia 29 de Março
15h30

Bar localizado do lado direito para quem entra na porta principal.

Estão todos convocados!

Faculdade De Letras


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

É Com muita preocupação que se lêem as notícias nos jornais e lido os vários comunicados do SOS racismo de que existe uma lista supostamente "apolítica" (tb têm de me explicar o que é uma lista apolítica), apoiada pela extrema-direita representada pelo PNR e alguns skins que se candidataram à associação de estudantes da faculdade de letras. Há uma clara mudança de estratégia por parte deste tipo movimentos que dantes apostavam em ir para as ruas protestar contra os emigrantes (é verdade são racialistas e não racistas...gostam de pensar que as pessoas acreditam nisto), contra o lobby gay( aqui assumidamente homofóbicos), ou mesmo assinalar o aniversário da morte de algum nazi famoso. Resolveram substituir o discurso fácil e populista pela tentativa de formação de futuros quadros para o PNR (estratégia agora pensada a longo prazo), na rua não houve a adesão esperada e pensam eles que talvez os jovens sejam mais fáceis de moldar. Não devemos ficar calados nem legitimar estes movimentos extrema-direita com os argumentos da igualdade democrática, eles são perigosos não olham a meios para incitarem ao ódio, ao racismo e à homofobia.

Comunicado do SOS Racismo

Orgulhos

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

quinta-feira, 22 de março de 2007

Dias...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Ontem DIA da ÁRVORE, da POESIA e CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL
e hoje DIA DA ÁGUA!

Procuro namorada

Procura-se:

- Entre 28 a 30 anos
- Com olhos azuis
- Não mais de 157 cm (!)
- Piercings daqueles-que-puxam-cabelos
- Que saiba cozinhar
- Que me saiba surpreender
- Que seja paciente
- Com gatos barulhentos
- Que me socorra durante a noite com comprimidos e copos de água
- Inteligente
- Com um sentido de humor divinal
- Com um sorriso lindo, lindo

Enviar respostas para: procuronamorada@sapatilharota.pt

quarta-feira, 21 de março de 2007

9 meses...


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Estamos grávidas! Uma da outra de felicidade e vida em comum!

Sapos e o Racismo dos Donos dos Establecimentos

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Fiquem atent@s aos establecimentos comerciais que frequentam, infelizmente começa a ser muito frequente ver estatuetas de sapos numa prateleira de destaque numa pastelaria, numa prateleira de roupa á entrada da loja. Isto acontece porque os comerciantes impedem assim os ciganos de entrarem nos seus establecimentos. O sapo na cultura cigana significa quase o mesmo que para muitas pessoas supersticiosas o gato preto (tem uma conotação muito mais forte e o seu significado é tido em conta de forma muito mais intensa). Simboliza o mal e traz azar e infelicidade para as famílias, sapo é palavra proíbida e muitas vezes saltada quando lida em textos. É puro racismo e preconceito!

sexta-feira, 16 de março de 2007

Primeira Página do Segundo Caderno Do Publico

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Pinamonti despedido " isto parece uma ópera bufa"!!!!!

comentário feito pelo director do S. Carlos ao ser dispensado da direcção do S.Carlos....

Curtas

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Artigo Visão "Somos gays e depois?", artigo bem balanceado, leve, que procura afastar os estereótipos da comunidade LGBT (e há mal em haver estereótipos? o mal é generalizar a toda uma comunidade este tipo de representações). Há uma frase muito infeliz do primeiro entrevistado: " Não gosto de me vestir de mulher, não me visto com plumas, gosto de ser homem". Esta frase reflecte todo um pensamento de uma parte da comunidade que tem um grau elevado de homofobia internalizada, ou seja todos os estereótipos toda a descriminação que a sociedade exerce sobre a comunidade LGBT está patente nas próprias pessoas que dessa comunidade fazem parte e que a exercem nos seus semelhantes (discriminação). Argumentos idênticos são usados por muitas pessoas que alegam não participar na marcha por causa "do folclore".
Reportagem Expresso-Única Intersexuais em Portugal. Mais uma vez a imagem transmitida de uma comunidade médica que se arma com poderes de um deus qualquer, escolhe sexos, faz corte e costura, define o que é e não é doença, é autoritária e prepotente. Porque é que não são as crianças que escolhem a sua identidade de género quando se sentirem preparadas para o fazer?terá que haver essa escolha? qual a urgência da escolha à nascença? O embrião desenvolve um pénis atrofiado no entanto verifica-se que existe um útero e um ovário, toca de transformar este embrião numa mulher pq é o que é mais anatomicamente fácil de transformar, independentemente de a criança se identifcar, independentemente dessa mulher poder a vir sentir prazer ou não durante as relações sexuais, independentemente de nunca poder vir a ter filhos.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Festival da Eurovisão da Canção - 2007




Esta é a Sabrina, a cantora que irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção em Helsínquia no dia dez de Maio. A canção chama-se "Dança Comigo" e o autor é o Emanuel.
Achei que os concorrentes deste ano foram fracos, não gostei de nenhum mas esta era, sem dúvida, a pior de todas. Pimba, com uma música horrível, rimas fáceis, igual a tudo o que o Emanuel faz. Esta era a música mais festivaleira, no pior sentido da palavra, não fiquei surpreendida por ter vencido.

Não conheço as músicas que irão representar os outros países mas acho que este ano temos muitas hipóteses de ganhar, ou pelo menos de sair das últimas posições a que temos sido condenados nos últimos anos. Com os portugueses já habituados a pegar no telemóvel e a pagar um euro para dar a vitória a não-sei-quem que aparece num concurso de televisão e com os imigrantes portugueses em toda a Europa que encontraram finalmente uma canção bem ao seu estilo: temos vencedora!

Até a letra é do agrado do senhor Joaquim, Pai da Jacqueline Sofia e do Carlos Michel em Paris:

Dança comigo, eu dou-te o céu que há em mim,
Dança comigo, aos teus desejos direi sim,
Dança comigo, que nos teus braços vou sonhar,
Dança comigo, eu dou-te a lua, o sol e o mar.

Referendo? Não, obrigada!

No fórum da rede ex aequo está a ser discutido um possível referendo sobre os casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo.

Num fórum com tantos utilizadores é fácil encontrar pessoas com opiniões em muito diferentes da nossa. Aliás, é uma prova de que em muitos dos casos a única coisa que nos une é a nossa orientação sexual e/ou identidade de género. Há quem defenda com unhas e dentes um referendo sobre este assunto pois numa democracia como a nossa o Governo não pode “alterar o código civil só porque lhe apetece, é preciso haver um consenso de ideias”. Há também os que se mostram contra o referendo pois sabem que em Portugal as hipóteses de este assunto ter a maioria dos votos são praticamente inexistentes. Há até quem seja contra o casamento civil!

Sou contra a realização de um referendo sobre esse assunto pois acho que os direitos não devem ser referendados. Um país que trata os seus cidadãos de maneira diferente, que tem cidadãos de segunda, não é um país democrático. Não sou contra por ter medo de uma derrota no referendo, sou contra porque sou uma cidadã portuguesa com os mesmos deveres que os cidadãos heterossexuais e no entanto não me permitem casar com a pessoa que amo, do mesmo sexo que eu, adulta e responsável. Não tenho os mesmos direitos. Sou uma cidadã de segunda!

O direito ao casamento civil é um direito que deve assistir a todos os cidadãos portugueses, independentemente do número de casamentos ou mesmo divórcios que se venham a realizar. O casamento civil é um contracto entre duas pessoas que pretendem constituir família e não está relacionado com valores morais ou religiosos. A alteração do Código Civil está dependente da vontade do governo que diz estar demasiado ocupado com outros assuntos. Demasiado ocupados para tratar de direitos humanos, digo eu.

O direito ao casamento dá aos homossexuais e bissexuais os mesmos direitos que os heterossexuais têm, não tiram direitos nenhuns a ninguém, não há ninguém prejudicado com essa alteração no Código Civil, não faz sentido ir a referendo.

domingo, 11 de março de 2007

Paul McCartney - Maybe I'm amazed

Baby I'm amazed at the way you love me all the time
Maybe I'm afraid of the way I love you
Baby I'm amazed at the the way you pulled me out of time
Hung me on a line
Maybe I'm amazed at the way I really need you

Baby I'm a man and maybe Im a lonely man
Whos in the middle of something
That he doesn't really understand
Babe I'm a man and maybe youre the only woman
Who could ever help me
Baby wont you help to me understand

Baby I'm a man and maybe Im a lonely man
Who's in the middle of something
That he doesn't really understand
Babe I'm a man and maybe you're the only woman
Who could ever help me
Baby won't you help me understand

Baby I'm amazed at the way you're with me all the time
Maybe I'm afraid of the way I leave you
Baby I'm amazed at the way you help me sing my song
You right me when I'm wrong
Maybe I'm amazed at the way I really need you

Prometo que assim que tiver tempo começo a escrever por aqui ;-)

quarta-feira, 7 de março de 2007

...E oscar da publicidade sexista vai para:

Photobucket - Video and Image Hosting

Cerveja TAGUS! Com o sloggan: A cerveja é para meninas!

terça-feira, 6 de março de 2007

AS duas palavras começadas por A....

Photobucket - Video and Image Hosting

Petição

Photobucket - Video and Image Hosting
Contra o Fascismo e a concretização do Museu Salazar em Santa Comba Dão : http://www.contraofascismo.net/assine.html

Feira dos Estereótipos

Photobucket - Video and Image Hosting

Fiquei a saber através dos vários cartazes espalhados pelo metro que se vai organizar uma chamada feira da mulher, muito apropósito do dia internacional da mulher. Chamado Feelwoman( na fil) pretende dar a conhecer o suposto mundo feminino. Fui ao site e veriquei a temática dos stands em exposição e vão existir nada mais nada menos que: uma zona de cuidados relativa a massagens unhas e cabelos, uma outra relativa à maternidade (da criança á mãe), uma de prazer sobre sexo viagens e livros, uma zona de casa e cozinha relativa ao cuidado e decoração duma casa com particular relevo para a cozinha. Nada melhor do que comemorar o dia internacional da mulher com a perpetuação de estereótipos sobre as mulheres e sobre o que é ser mulher e sobre a suposta cultura feminina e o mundo feminino. Segundo esta exposição uma mulher arranja-se maquilha-se é capaz dos maiores sacrícios para obedecer aos padrões de beleza establecidos e a sua existência e objectivo esgota-se na maternidade e na família. Esta mulher tem como obrigação a decoração da casa e a dedicação á cozinha, é autorizada a momentos de prazer como o sexo algumas viagens e literaturas. Nada de novo e nada de inovador, o caso clássico do estereótipo da mulher e do que é ser feminina, choca-me a aura de vanguardismo e idependentismo encapotado com o mais alto patrocínio do estado e do governo. O que é ser mulher? O que é ser feminina? O que é o mundo feminino? São questões que nunca terão resposta e que variam de mulher para mulher. Cada individuo e cada mulher é um mundo diferente à qual a sociedade quer à força controlar e esse controlo é normalização destes conceitos.

domingo, 4 de março de 2007

Poesia Urbana de rua....

Photobucket - Video and Image Hosting

" Morte aos ladrões...Prazer televisivo, orgasmo opressivo!"

Nuestros Hermanos

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

Lei da Identidade de Género


Foi com satisfação que soubemos que a espanha deu mais uma lição ao mundo de direitos humanos. Apartir de agora é permitido a todos os transexuais mesmo que não tenham feito a cirurgia final de mudança de sexo, que alterem o nome e o sexo no bilhete de identidade, uma coisa tão simples mas que tráz tanta celeuma aos legisladores e à sociedade! Nós por cá deviamos seguir o exemplo!

sábado, 3 de março de 2007

Entrevista de Emprego

Photobucket - Video and Image Hosting

Tive de me despir para ir a uma entrevista de emprego...

quinta-feira, 1 de março de 2007

Porque ainda continuo na idade dos Porquês....

Photobucket - Video and Image Hosting

Porque é que Ainda existe a pena de Morte?


Porque somos barbaros? Porque achamos que com a morte evitamos outras mortes? Porque nos julgamos civilizados, desenvolvidos e pertencentes ao primeiro mundo? Porque somos a favor de fazer justiça pelas próprias mãos? Porque vivemos com o lema olho por olho dente por dente (desenganem-se tb não damos a outra face)? Porque somos melhores? Porque somos racistas, homófobos, condenamos a probreza, os mais fracos e os doentes mentais?

Porque somos contra a pena de morte, hoje 1 de março, junta-te ao nosso protesto e à Amnistia Internacional no dia Internacional para a Abolição da Pena de Morte!

Porque Não esquecemos....


Photobucket - Video and Image Hosting

UM ANO DEPOIS, TUDO NA MESMA.

Comunicado de imprensa PANTERAS ROSA

Um ano depois do assassinato da transsexual Gisberta
Tudo na mesma!

Faz amanhã um ano desde que foi encontrado o corpo de Gisberta, transsexual, toxicodependente, seropositiva, prostituta e imigrante brasileira, que sucumbiu a três dias de tortura e sevícias sexuais e posterior afogamento, ao ser lançada a um poço por um bando de rapazes no Porto. Um ano passado, fala-se de um crime que “chocou o País”. E não é verdade: um país chocado, é um País que reage e previne. E não foi assim.

O problema está em que o referido “choque” foi limitado à jovem idade dos autores deste crime (eles próprios vítimas de injustas políticas sociais e de desprotecção de menores), e não se estendeu à perda de uma vida, à exclusão social extrema em que esta vítima mortal estava encurralada, e sobre a qual, um ano depois, praticamente nenhuma intervenção teve lugar, e nada de concreto se alterou. O País pode, portanto, acertar os relógios e continuar a contar os dias até à próxima Gisberta, talvez menos mediática mas nem por isso menos certa. Aliás, o País queria esquecer e já esqueceu.


Porque...

Photobucket - Video and Image Hosting

Porque não nos alheamos, porque nos envolvemos com as pessoas e com as causas à nossa volta, porque não somos capazes de ficar caladas, porque nos questionamos, porque lutamos, porque gritamos, porque somos cépticas por natureza, porque não aceitamos tudo de mão beijada, porque amamos, porque não desistimos, porque queremos direitos iguais, porque pensamos, porque somos activistas, porque lemos, porque queremos sempre mais e mais, porque só estamos contentes quando nunca estivermos contentes, porque temos imaginação e SIMPLESMENTE SÓ PORQUE SIM!!!!!!!!!!

Eis-nos aqui!